Conecte Conosco

Mundo

EUA apoiarão Argentina por swap, sem envio direto de dinheiro

Publicado

em

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, esclareceu nesta quinta-feira (2) a natureza do apoio financeiro oferecido à Argentina, governada por Javier Milei. Ele afirmou em entrevista à CNBC que os EUA fornecerão uma linha de swap, e não um auxílio financeiro direto ao país.

Bessent destacou que essa ação não é um resgate, mas sim parte de uma estratégia mais ampla para proteger os interesses estratégicos dos EUA na América Latina. Ele destacou que a política de “America First” não exclui o apoio a aliados, pois evitar o colapso de nações como a Argentina é essencial para a estabilidade regional.

O secretário também comentou sobre o risco de surgirem mais estados falidos na região, citando a Venezuela como exemplo, e referiu-se à Argentina como um exemplo positivo na América do Sul.

Além disso, Bessent indicou que o movimento político liderado por Milei pode influenciar outros países latino-americanos, mencionando a possibilidade de adesão da Bolívia, Equador e possivelmente a Colômbia após eleições.

As declarações foram dadas após uma chamada produtiva com o ministro da Economia argentino, Luis Caputo, e Bessent expressou expectativa em receber a equipe de Caputo para avançar nas discussões sobre o suporte financeiro. Ele assegurou que o Tesouro dos EUA está pronto para agir conforme necessário e acompanhará atentamente os desenvolvimentos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados