Mundo
EUA capturam mais um navio petroleiro no Caribe
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (20) que sua força militar apreendeu mais um navio petroleiro no Mar do Caribe, totalizando sete embarcações capturadas desde que o presidente Donald Trump instituiu um bloqueio para impedir que navios transportem petróleo para fora ou para dentro da Venezuela.
O navio, chamado Motor Vessel Sagitta, foi detido por operar em descumprimento da quarentena imposta pelo presidente Trump a embarcações sancionadas. A captura ocorreu sem confrontos, conforme informado pelo Comando Sul do Exército americano (Southcom) em sua conta na rede social X.
De acordo com o Southcom, “o único petróleo que sairá da Venezuela será aquele autorizado e realizado conforme as regras legais”, declaração que acompanhou um vídeo mostrando a embarcação no mar.
Entre os sete navios detidos desde o bloqueio, está uma embarcação russa capturada no Atlântico Norte no início deste ano, após perseguição que começou próximo à costa venezuelana.
Os Estados Unidos mantêm uma frota naval no Mar do Caribe, onde realizaram ataques contra botes envolvidos no tráfico de drogas e conduziram uma forte operação militar em 3 de janeiro para derrubar o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Donald Trump mantém que o controle do petróleo venezuelano será assegurado por Washington após a deposição de Maduro e se orgulha de já ter confiscado e comercializado parte do petróleo.
Por outro lado, as autoridades provisórias da Venezuela negam essas afirmações e asseguram que continuam a gerenciar o setor petrolífero, enquanto a estatal PDVSA negocia com os Estados Unidos a venda de petróleo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login