Mundo
EUA capturam navio russo ligado à Venezuela
As Forças Armadas dos Estados Unidos capturaram um navio petroleiro sancionado que estava associado à Venezuela, localizado no Atlântico Norte, após semanas de perseguição, informou uma autoridade americana que preferiu não se identificar.
De acordo com essa fonte, o navio foi interceptado e entregue às autoridades competentes dos EUA.
A perseguição começou no mês passado, quando o petroleiro tentou evitar um bloqueio imposto pelos EUA a embarcações petrolíferas envolvendo a Venezuela.
Em 2024, o navio foi sancionado pelos Estados Unidos por supostamente transportar cargas para uma empresa vinculada ao grupo militante libanês Hezbollah. A Guarda Costeira americana tentou abordá-lo no Caribe em dezembro, enquanto ele se encaminhava para a Venezuela, mas o navio não obedeceu e seguiu pelo Atlântico.
Originalmente chamado Bella 1, o navio foi renomeado Marinera e consta registrado na Rússia, conforme dados das bases de transporte marítimo.
A apreensão do petroleiro ocorreu quatro dias após a operação em Caracas que resultou na captura do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores.
Depois que o regime de Nicolás Maduro foi derrubado, representantes do governo Trump afirmaram que continuariam a interceptar embarcações sancionadas com ligações ao país sul-americano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login