Economia
EUA cobram 25% de tarifa sobre chips importados e planejam taxar minerais importantes
O presidente Donald Trump assinou nesta quarta-feira (14) duas ordens executivas que introduzem tarifas sobre determinados semicondutores e preparam o terreno para futuras tarifas sobre minerais críticos essenciais.
As novas tarifas se aplicam a chips importados que não são usados internamente nos EUA para inteligência artificial ou centros de dados, mas que são exportados para outros mercados. Chips como o H200 da Nvidia e o MI325X da AMD estarão sujeitos a uma tarifa de 25%, válida a partir de 15 de janeiro.
De acordo com o comunicado da Casa Branca, há a possibilidade de a tarifa se estender a um número maior de semicondutores no futuro, se necessário. A negociação dessas tarifas será conduzida pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick, e pelo Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer.
Além disso, a administração está dialogando com parceiros comerciais para diminuir a dependência americana de importações de minerais raros e similares, mantendo aberta a opção de instituir tarifas para esses minerais.
A Casa Branca destacou que os EUA dependem completamente das importações para 12 minerais críticos e têm uma dependência superior a 50% para outros 29 minerais. O presidente Trump pode estabelecer preços mínimos para a importação desses minerais, concedendo um prazo de 180 dias para negociações com outros países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login