Mundo
EUA Criticam G20 e Planejam Reformas

Os Estados Unidos criticaram duramente o G20, que está sob a presidência da África do Sul este ano, e prometeram mudanças significativas no grupo, que reúne as 20 maiores economias globais, quando assumirem a liderança no próximo ano.
Allison Hooker, subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, representando Marco Rubio, declarou em uma reunião ministerial durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York que o G20 atualmente carece de diversidade, equidade, inclusão e um orçamento com perspectiva de gênero, além de precisar acelerar seus processos internos.
A presidência rotativa é exercida pela África do Sul, primeira nação africana a comandar este fórum.
Os líderes do G20 se encontrarão em novembro na África do Sul, embora o presidente americano, Donald Trump, tenha anunciado que não comparecerá, enviando em seu lugar o vice-presidente JD Vance. Rubio também tem evitado as reuniões ministeriais do grupo.
Trump vem liderando esforços para desmontar programas relacionados à diversidade, equidade e inclusão (DEI) em seu governo, revertendo políticas que beneficiam minorias raciais e pessoas transgênero nos Estados Unidos.
Durante seu discurso na ONU, Hooker criticou as longas discussões sobre esses programas no G20, afirmando que desviam o foco principal do grupo, que é a cooperação econômica, e garantiu que esses temas serão reavaliados quando a presidência americana assumir o comando.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login