Conecte Conosco

Mundo

EUA detêm iraniano por envio ilegal de tecnologia ao Irã

Publicado

em

Um homem iraniano com residência permanente nos Estados Unidos foi detido sob acusação de enviar equipamentos eletrônicos avançados ao Irã, desrespeitando as sanções impostas por Washington ao país, informou o Departamento de Justiça dos EUA nesta sexta-feira (12).

Bahram Mohammad Ostovari, de 66 anos, foi preso na quinta-feira durante sua chegada ao Aeroporto Internacional de Los Angeles. Ele está acusado de contrabandear dispositivos de sinalização ferroviária e de telecomunicações para o Irã.

De acordo com o processo, Ostovari é fundador e diretor-executivo de uma empresa de engenharia em Teerã que presta serviços ao governo iraniano, incluindo projetos para a empresa nacional de ferrovias do país.

O Departamento de Justiça declarou que, entre maio de 2018 e julho de 2025, Ostovari e seus colaboradores obtiveram e enviaram processadores de computador sofisticados, equipamentos para sinalização ferroviária e outros componentes eletrônicos para a Companhia A no Irã.

Para ocultar o destino final desses equipamentos, ele teria utilizado duas empresas fictícias que controlava nos Emirados Árabes Unidos como intermediárias, não revelando sua origem americana.

A denúncia aponta que Ostovari manteve as exportações ilegais mesmo após se tornar residente permanente dos EUA em maio de 2020, estando ciente das restrições aplicadas por Washington ao Irã.

Se for considerado culpado dos quatro crimes que lhe são imputados, poderá enfrentar até 20 anos de prisão para cada acusação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados