Conecte Conosco

Mundo

EUA dizem que petróleo da Venezuela não pode ficar com inimigos

Publicado

em

Na reunião de emergência da Organização dos Estados Americanos (OEA), discutiu-se o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e o sequestro do presidente Nicolás Maduro no último sábado (3). O embaixador americano na OEA, Leandro Rizzuto, afirmou que o petróleo venezuelano não deve ficar sob controle de inimigos do hemisfério ocidental.

“Esta é a nossa região, onde vivemos. Não permitiremos que a Venezuela vire um centro de operações para o Irã, Rússia, Hezbollah, China e agências de inteligência cubanas que dominam o país. A maior reserva de petróleo do mundo não pode estar sob o domínio de adversários do hemisfério ocidental”, destacou o diplomata em 6 de junho, ressaltando que os ganhos do petróleo não chegam ao povo venezuelano.

Rizzuto afirmou que os Estados Unidos não invadiram a Venezuela. O objetivo da ação foi capturar Maduro e sua esposa, Cilia Flores, com base numa ordem judicial criminal.

“Isso não foi interferência na democracia da Venezuela. Pelo contrário, eliminou o maior empecilho para a democracia”, declarou. “Queremos um futuro democrático para a Venezuela e pedimos a libertação imediata de cerca de mil prisioneiros políticos.”

Os EUA rejeitaram na segunda-feira (5), em reunião da ONU, estar em guerra ou ocupando a Venezuela. O representante americano na ONU, embaixador Michael Waltz, disse que a operação teve natureza legal, não militar. Foi uma aplicação da lei apoiada pelas Forças Armadas.

Militares dos EUA removeram à força Maduro e sua esposa do país, numa ação que causou mortes entre os seguranças do presidente e explosões em Caracas. Maduro foi levado a Nova York onde deve responder acusações ligadas a tráfico internacional de drogas.

O casal compareceu a uma audiência no Tribunal Federal de Nova York. Maduro se declarou inocente e negou envolvimento com narcoterrorismo, tráfico de drogas e uso de armamento pesado.

Ele se considera prisioneiro de guerra e homem honesto. Ambos estão detidos em presídio federal no Brooklyn, Nova York.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados