Mundo
EUA e México entram em acordo sobre água
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos anunciou na noite da última sexta-feira (12) que firmou um acordo com o México, após o país não cumprir suas responsabilidades relativas a um tratado sobre a divisão de água. A situação havia levado o presidente Donald Trump a ameaçar a aplicação de tarifas.
De acordo com o comunicado oficial do departamento, “os Estados Unidos e o México acertaram hoje a execução das obrigações atuais de fornecimento de recursos hídricos para os agricultores e pecuaristas americanos, além de que o México compensará o déficit de água do Texas conforme estabelecido no Tratado de 1944”.
Este entendimento abrange a safra agrícola atual e também o déficit de água acumulado da safra anterior.
Na segunda-feira, Trump acusou o México de não honrar o acordo que prevê o fornecimento pelo lado americano de 1,85 bilhão de metros cúbicos de água do rio Colorado e, pelo lado mexicano, 432 milhões de metros cúbicos do rio Grande.
O México estava com atraso no cumprimento dessas obrigações, com um déficit superior a um bilhão de metros cúbicos acumulado ao longo dos últimos cinco anos, segundo a administração americana.
Donald Trump ressaltou que essa falha tem causado danos consideráveis às plantações e ao rebanho no Texas.
No último comunicado, o Departamento de Agricultura informou que o México concordou em liberar 250 milhões de metros cúbicos adicionais de água a partir da próxima semana para compensar a falta acumulada.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login