Conecte Conosco

Mundo

EUA e Rússia buscam renovar acordo nuclear

Publicado

em

Os Estados Unidos e a Rússia estão próximos de firmar um entendimento para prorrogar o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (NewStart), que é o principal acordo que regula o controle de armas nucleares entre Washington e Moscou. O tratado está previsto para expirar nesta quinta-feira, dia 5, conforme reportado pelo site americano Axios.

Segundo informações de três fontes envolvidas nas negociações, os termos para estender o acordo foram discutidos entre o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o genro do então presidente americano, Donald Trump, Jared Kushner, junto com autoridades russas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ambos os grupos estão na cidade para participar de negociações relacionadas à guerra na Ucrânia.

Duas das fontes indicaram que o documento preliminar do tratado ainda aguarda aprovação de Trump e do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A terceira fonte comentou que as conversas ocorreram nas últimas 24 horas, mas que ainda não houve acordo.

O Axios informa ainda que a extensão do NewStart deve ser válida por aproximadamente seis meses. Contudo, com o término do tratado, não se pode garantir que o novo acordo será assinado oficialmente.

Putin já havia sugerido estender o acordo por um curto período, no entanto, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que suas propostas foram ignoradas.

Os Estados Unidos hesitam em ampliar o tratado porque ele não contempla as ações da China. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, comentou que para um controle eficaz de armas no século XXI, a China precisa fazer parte do acordo devido ao seu grande e crescente arsenal nuclear.

A China, por sua vez, não tem demonstrado interesse em aderir ao pacto. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, disse que Pequim considera essencial que os EUA respondam positivamente à disposição da Rússia de prolongar os principais pontos do tratado e pediu que os americanos colaborem e retomem o diálogo estratégico com a Rússia.

O NewStart foi implementado em 5 de fevereiro de 2011 para limitar armas nucleares estratégicas, capazes de causar destruição em larga escala. O acordo estabelece limites como até 700 mísseis e bombardeiros prontos para uso e 1,5 mil ogivas nucleares. Inicialmente com validade de 10 anos, o tratado foi estendido por mais cinco anos em 2021.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados