Mundo
EUA e Ucrânia se aproximam de acordo para paz, afirma Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (28) que ele e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estão “se aproximando muito, talvez muito perto” de fechar um acordo para acabar com o conflito na Ucrânia, apesar de ambos reconhecerem que algumas questões complexas ainda precisam ser resolvidas.
Os dois líderes concederam uma entrevista após se encontrarem no resort de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida. Trump afirmou que dentro de algumas semanas ficará claro se as negociações terão sucesso para encerrar a guerra.
Zelensky mencionou que foi alcançado um entendimento sobre garantias de segurança para a Ucrânia. Por outro lado, Trump mostrou-se um pouco mais cauteloso ao dizer que estão 95% próximos de um acordo, e que espera que os países europeus assumam uma parte significativa dos esforços, com apoio dos Estados Unidos.
Antes, Zelensky comentou que pretende flexibilizar uma proposta dos EUA para a retirada total das tropas ucranianas da região de Donbas, no leste da Ucrânia, uma demanda da Rússia que implicaria a cessão de algumas áreas atualmente controladas pela Ucrânia.
Perspectivas
Ambos os presidentes concordaram que o futuro do Donbas ainda está em aberto.
“Não está definido, mas estamos muito mais próximos de uma solução. Essa é uma questão bastante difícil”, comentou Trump.
Pouco antes da chegada de Zelensky e sua equipe à propriedade de Trump na Flórida, Trump teve uma conversa telefônica com o presidente russo Vladimir Putin, descrita como “construtiva” pelo líder americano e “cordial” pelo conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov.
De acordo com Ushakov, Putin comunicou que um cessar-fogo de 60 dias sugerido pela União Europeia e pela Ucrânia poderia estender o conflito. O assessor destacou que a Ucrânia precisa tomar uma decisão sobre a situação em Donbas “sem demora”.
Ele também acrescentou que o governo russo concordou em formar comitês de trabalho dedicados a questões econômicas e de segurança para ajudar na resolução do conflito.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login