Economia
EUA eliminam tarifa extra de 40% sobre produtos agrícolas do Brasil
O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira que alguns produtos agrícolas importados do Brasil, como carne bovina, café, banana, açaí, entre outros, não terão mais a tarifa adicional de 40%.
Uma lista de frutas, incluindo tomate e manga, contará com isenção da tarifa extra em períodos específicos do ano.
Produtos que agora estão livres da tarifa adicional:
- Café
- Carne bovina
- Açaí
- Banana
- Castanha de caju
Pós-encontro:
A decisão veio após a reunião entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro, e é válida para mercadorias enviadas a partir de 13 de novembro.
Em 14 do mesmo mês, o republicano tinha retirado a tarifa recíproca de 10% aplicada globalmente desde abril em produtos agrícolas importados não produzidos nos EUA, beneficiando o setor agropecuário brasileiro, incluindo café, carne bovina, banana e outros.
A tarifa adicional de 40%, que se soma à de 10% e que começou a valer em agosto, havia sido mantida, sendo justificada pela Lei de Poderes Econômicos de Emergência de 1974.
A suspensão dessa tarifa recíproca foi uma medida para reduzir os preços para os consumidores americanos, em resposta à derrota do partido de Trump em eleições recentes.
Além disso, a decisão reconhece que a política tarifária do governo Trump provocou aumento dos preços nos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login