Mundo
EUA encerram fechamento do governo
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (3) um projeto de lei orçamentária que encerra quase quatro dias de fechamento parcial do governo, causado por discordâncias entre democratas e republicanos sobre a reforma da polícia de imigração.
Os democratas aceitaram adiar a exigência de reformar o ICE, o Serviço de Imigração e Controle de Alfândega responsável pela deportação ordenada pelo presidente Donald Trump.
Espera-se que Trump sancione a lei rapidamente, que foi aprovada por 217 votos contra 214 na Câmara, controlada pelos republicanos.
Vinte e um democratas votaram junto com os republicanos a favor do financiamento, enquanto o mesmo número de republicanos rejeitou um projeto da oposição para reformar o ICE, vinculado ao Departamento de Segurança Interna (DHS).
Os democratas se recusaram a aprovar o financiamento do DHS depois da morte de dois manifestantes por agentes de imigração em Minneapolis, o que gerou grandes protestos.
O Senado aprovou uma medida de financiamento para a maioria das agências federais até setembro, e também decidiu negociar o orçamento do ICE nas próximas semanas.
Com a resistência dos democratas, legisladores republicanos ameaçaram votar contra o projeto por não quererem rever o orçamento do DHS.
Mike Johnson, presidente republicano da Câmara, negociou para evitar essa rejeição.
Trump pediu na segunda-feira o apoio dos republicanos e democratas para reabrir o governo, afirmando na rede Truth Social: “Devemos reabrir o Governo e espero que todos se unam a mim para apoiar esta lei.”
Trump também declarou: “Vamos trabalhar juntos para resolver as questões pendentes, mas não podemos permitir um novo fechamento prolongado e prejudicial ao nosso país,” referindo-se ao fechamento de 43 dias no ano anterior.
Os democratas insistiram que não votariam o orçamento do DHS sem reformas no ICE, como o uso obrigatório de câmeras corporais para agentes, proibição do uso de balaclavas, e que toda prisão precisasse de ordem judicial.
A secretária do DHS, Kristi Noem, anunciou que os agentes federais em Minneapolis terão câmeras corporais imediatamente, e que a medida deverá ser ampliada para todo o país.
Hakeem Jeffries, líder democrata na Câmara, declarou que ninguém está acima da lei e que os agentes do ICE devem seguir as mesmas normas que outras forças policiais do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login