Mundo
EUA enfrentam mais de 8 mil voos atrasados em um dia devido à paralisação do governo
Mais de 8 mil voos foram atrasados nos Estados Unidos no último domingo, dia 26, devido à paralisação do governo federal, causada pela ausência de controladores de tráfego aéreo. Segundo a agência de notícias Reuters, que consultou o site FlightAware, o número de atrasos superou os cerca de 5.300 registrados no sábado, dia 25.
Os Estados Unidos estão passando por um shutdown, uma paralisação parcial das atividades do governo federal que começou em 1º de outubro, após o Congresso não conseguir aprovar um financiamento provisório para o governo.
Os controladores de tráfego aéreo estão trabalhando sem receber pagamento desde o início da paralisação, o que tem causado atrasos e cancelamentos em aeroportos por todo o país. A situação é agravada pela já existente necessidade de mais controladores antes da paralisação.
O Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, alertou durante o fim de semana que a previsão é de que os atrasos e cancelamentos aumentem nos próximos dias, já que muitos controladores estão se afastando do trabalho por questões financeiras e saúde. Em entrevista ao programa “Sunday Morning Futures”, da Fox News, Sean Duffy revelou que 22 controladores pediram demissão recentemente, um dos maiores números desde o início da paralisação, e destacou que isso indica um esgotamento da equipe.
No domingo, a Administração Federal de Aviação (FAA) informou que os voos com destino ao Aeroporto Internacional de Los Angeles ficaram temporariamente suspensos por falta de pessoal em uma instalação de tráfego aéreo na Califórnia. A FAA também relatou atrasos devido à falta de controladores em aeroportos de Chicago, Washington e Newark, em Nova Jersey.
A FAA explicou que os aviões com destino a Los Angeles foram retidos nos aeroportos de origem a partir das 11h42 (horário do leste dos EUA) e que essa medida foi suspensa às 13h30, sem causar problemas duradouros no aeroporto. Já nos aeroportos de Dallas Fort Worth e Dallas Love Field, muitos atrasos tiveram como causa problemas climáticos e técnicos.
Além disso, a falta de controladores afetou as operações de decolagem e chegada no Aeroporto Internacional Newark Liberty, Aeroporto Teteboro em Nova Jersey e Aeroporto Internacional do Sudoeste da Flórida em Fort Meyers, conforme informou a FAA.
Na noite de domingo, a FAA também precisou limitar o tráfego nos aeroportos Ronald Reagan, em Washington, e O’Hare, em Chicago, devido à escassez de controladores de tráfego aéreo.
Com informações da Associated Press.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login