Conecte Conosco

Mundo

EUA enviam diplomatas a Caracas para avaliar reabertura da embaixada

Publicado

em

Altos diplomatas dos Estados Unidos viajaram nesta sexta-feira (9) para Caracas com o objetivo de analisar a possibilidade de reabrir a embaixada que está fechada desde 2019, conforme informações de uma fonte que preferiu não ser identificada.

John McNamara, encarregado de negócios dos EUA na Colômbia, junto com outros membros da equipe, deslocaram-se a Caracas para uma avaliação inicial sobre a retomada gradual das atividades diplomáticas, declarou a fonte.

A embaixada americana em Caracas foi fechada em março de 2019, logo após Washington e diversos aliados europeus e latino-americanos reconhecerem o governo de Maduro como ilegítimo, devido a irregularidades detectadas nas eleições daquele ano.

Em 3 de janeiro, o então presidente Donald Trump autorizou uma ação militar em Caracas, que resultou na derrubada de Maduro e na sua retirada, juntamente com sua esposa. Ambos são investigados nos Estados Unidos por acusações relacionadas ao narcotráfico.

Diplomatas consultados revelam que os Estados Unidos ainda não definiram oficialmente a reabertura da embaixada, aguardando a resolução de questões logísticas, mas preparam a retomada assim que houver autorização formal do governo americano.

Com o fechamento da embaixada em Caracas, as operações dos EUA na Venezuela passaram a ser conduzidas a partir da embaixada na Colômbia, que também está sem um embaixador titular permanente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados