Mundo
EUA enviam soldados ao Equador para lutar contra drogas
Os Estados Unidos deslocaram tropas para o Equador para uma ação temporária focada no combate ao tráfico de drogas, como parte de um plano de segurança bilateral, conforme informado pela embaixada americana em Quito nesta quarta-feira (17).
A chegada dos militares americanos ao país sul-americano ocorre paralelamente a operações militares conduzidas por Washington nas regiões do Caribe e Pacífico, visando embarcações suspeitas de estarem envolvidas com o tráfico de entorpecentes, resultando em pelo menos 95 óbitos desde setembro.
Em comunicado nas redes sociais, a embaixada saudou a presença da Força Aérea dos EUA para operar temporariamente em conjunto com a Força Aérea equatoriana na base de Manta, sem informar o número de militares ou a duração da estadia.
“Essa ação visa aprimorar a capacidade das forças militares do Equador no enfrentamento a grupos narcotraficantes, ampliando a coleta de informações e o combate ao tráfico de drogas, além de proteger tanto os Estados Unidos quanto o Equador das ameaças comuns”, explicou a embaixada.
Em novembro, o presidente Daniel Noboa foi derrotado em um referendo que proponha a reinstalação de bases militares estrangeiras no país, algo que os EUA mantiveram até 2009, também em Manta.
O presidente equatoriano pretende intensificar a luta contra o crime organizado com o auxílio do governo americano, seu principal aliado regional.
O governo do Equador ainda não se manifestou sobre a chegada das tropas americanas.
Desde 2023, Washington e Quito aderiram a um acordo de cooperação militar.
“Este esforço conjunto de curto prazo é parte da nossa estratégia bilateral de segurança a longo prazo, em conformidade com a legislação equatoriana vigente”, disse a delegação dos EUA.
Os Estados Unidos mantêm acordos com vários países, conhecidos como Acordos sobre o Status das Forças (SOFA, na sigla em inglês), que estabelecem o quadro legal, as responsabilidades e os direitos do seu contingente militar em territórios estrangeiros.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login