Mundo
EUA integrarão reforço para proteção da Ucrânia

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que a “Coalizão dos Dispostos” está trabalhando para garantir uma paz estável na Ucrânia, destacando que as forças de segurança que protegerão o país de novos ataques russos contarão com o suporte dos Estados Unidos.
“As principais garantias de segurança são as forças armadas ucranianas fortes. Em seguida, as forças de segurança com o apoio dos EUA. Por fim, uma postura de defesa europeia robusta”, escreveu von der Leyen em uma publicação no X nesta quinta-feira, 4.
“Queremos paz para a Ucrânia”, reiterou a líder.
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, também na rede social X, destacou que um exército ucraniano forte continua sendo o pilar central das garantias de segurança.
“Suas capacidades — financiamento, armamento, produção — são o que asseguramos agora e devemos assegurar nos próximos anos, seja em tempos de conflito ou de paz”, afirmou Zelenski.
As manifestações das autoridades europeia e ucraniana aconteceram após um encontro em Paris, onde 26 países, incluindo Reino Unido e França, comprometeram-se a enviar tropas para uma força de manutenção destinada à Ucrânia, após a declaração de um cessar-fogo, para desencorajar novos ataques do presidente russo, Vladimir Putin.
Essas declarações surgem em um contexto no qual o presidente dos EUA, Donald Trump, aparentemente diminuiu suas iniciativas para um cessar-fogo, limitando-se a expressar sua “decepção” em relação a Putin recentemente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login