Mundo
EUA lideram vigilância do cessar-fogo na Ucrânia com apoio europeu
Estados Unidos vão coordenar o acompanhamento de um possível cessar-fogo na Ucrânia, contando com a colaboração de países europeus, conforme um projeto de declaração obtido pela AFP, que será discutido pela Coalizão de Voluntários nesta terça-feira (6).
Mais de 30 representantes europeus, aliados de Kiev, juntamente com enviados norte-americanos, estão reunidos em Paris junto ao presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, para tratar das garantias de proteção à Ucrânia caso um cessar-fogo seja estabelecido, quase quatro anos após o começo da invasão russa.
O documento, que ainda pode sofrer alterações, indica que os envolvidos estão preparados para oferecer à Ucrânia garantias políticas e legais, ativadas a partir da entrada em vigor de um cessar-fogo com a Rússia.
Será implementado um sistema constante e confiável para monitorar o cessar-fogo, que será liderado pelos Estados Unidos com participação de outros países.
A força multinacional que seria criada após a implementação do cessar-fogo asseguraria medidas de proteção por terra, mar e ar para Kiev, além de apoiar o fortalecimento das Forças Armadas ucranianas, com liderança europeia nos aspectos relacionados.
Os Estados Unidos também se comprometem a apoiar essa força multinacional em caso de futuros ataques russos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login