Mundo
EUA: Navarro critica forte a gestão de Powell no Fed e sugere juros altos demais

Peter Navarro, conselheiro econômico da Casa Branca, manifestou severas críticas à atuação do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em entrevista à Fox Business na manhã desta quarta-feira, 17. Ele descreveu a administração do Fed como um verdadeiro desastre, afirmando que o banco central está tomando decisões políticas equivocadas e mantendo as taxas de juros pelo menos 100 pontos-base acima do adequado no momento atual.
Para Navarro, esse contexto recomenda um ciclo de cortes nas taxas de juros mais intenso do que o que o mercado espera atualmente, começando com uma redução de 50 pontos-base já nesta quarta-feira. Contudo, analistas consultados pelo Broadcast acreditam que o Fed deverá suavizar as condições de crédito, porém de forma mais gradual, com uma redução de 25 pontos-base.
Navarro argumentou que as taxas de juros elevadas estão causando danos à economia dos EUA e afetando negativamente o setor imobiliário, impedindo seu crescimento.
Além disso, Navarro reforçou acusações contra a diretora do Fed, Lisa Cook, afirmando que ela deveria estar presa em função de uma suposta fraude hipotecária que teria motivado o presidente Donald Trump a anunciar sua renúncia, medida que acabou suspensa pela Justiça. Segundo Navarro, Lisa Cook não deveria ocupar mais o cargo no Fed e não precisaria aguardar uma decisão judicial para ser destituída. Ele também comentou ter cumprido pena na prisão ao lado de pessoas condenadas por crimes semelhantes ao que acusa Cook.
Em relação ao período que passou detido, Navarro afirmou que sua condenação teve conotação política. Ele cumpriu quatro meses de prisão no ano passado por se recusar a colaborar com investigações sobre o ataque ao Capitólio dos EUA, ocorrido em 6 de janeiro de 2021.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login