Mundo
EUA negam vistos a 80 palestinos, inclusive Abbas, para reunião na ONU

Um representante do governo dos Estados Unidos revelou neste sábado que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, está entre os 80 membros que terão os vistos recusados para participar da Assembleia Geral da ONU em setembro, em Nova York, onde a França defenderá o reconhecimento do Estado palestino.
“Abbas está incluído nesta decisão, junto com cerca de outros 80 funcionários da Autoridade Palestina”, disse um porta-voz do Departamento de Estado em comunicado, explicando os impactados pela medida extraordinária anunciada na sexta-feira pelos Estados Unidos, parceiro essencial de Israel.
Israel se opõe firmemente à criação de um Estado palestino e tentou equiparar a Autoridade Palestina, que atua na Cisjordânia, ao grupo Hamas, situado em Gaza.
Estados Unidos e Israel acusaram a França e outras potências de darem apoio ao Hamas por meio do reconhecimento de um Estado palestino.
Canadá e Austrália anunciaram que reconheceriam um Estado palestino, enquanto o Reino Unido indicou que poderia tomar a mesma atitude caso Israel não aceite um cessar-fogo em Gaza.
De acordo com um acordo que estabeleceu a sede das Nações Unidas em Nova York, os Estados Unidos comprometeram-se a não negar vistos a funcionários de governos que venham a eventos da ONU.
Anualmente, grupos ativistas pressionam Washington para recusar vistos a líderes de nações com as quais os EUA têm discordâncias, geralmente devido a sérias violações de direitos humanos, mas esses pedidos são usualmente negados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login