Mundo
EUA param de emitir vistos para o Brasil e outros 74 países
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a suspensão do processamento de pedidos de vistos para 75 países, incluindo o Brasil. A medida foi divulgada pela Fox News Digital e terá início na próxima quarta-feira, dia 21, permanecendo vigente por tempo indeterminado. A iniciativa visa evitar que solicitantes de vistos se tornem um custo para o sistema público.
Um documento interno do Departamento, obtido pela Fox News, instrui os funcionários consulares a recusarem vistos conforme previsto na legislação, enquanto os processos de triagem e verificação passam por uma revisão.
Embora nem todos os países afetados tenham sido listados, além do Brasil, países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estarão incluídos.
Em novembro do ano passado, a Fox News já havia informado que o Departamento orientou os consulados a aplicarem novas regras de triagem baseadas na cláusula de “encargo público” da lei de imigração. Isso fez com que os funcionários fossem instruídos a negar vistos a candidatos que provavelmente dependeriam de benefícios públicos, com base em critérios variados, como saúde, idade, domínio do inglês, situação financeira e possível necessidade de cuidados médicos prolongados.
Segundo a publicação, candidatos idosos ou com sobrepeso tinham maior chance de ter seu pedido recusado.
Tommy Piggott, porta-voz do Departamento de Estado, afirmou em comunicado divulgado pela Fox News: “O Departamento usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam representar um fardo para os Estados Unidos e explorar a generosidade do povo americano”.
“A imigração desses 75 países ficará suspensa enquanto o Departamento revisa seus procedimentos de processamento para impedir a entrada de estrangeiros que poderiam utilizar programas de assistência social e benefícios públicos”, completou o porta-voz.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login