Mundo
EUA permitem volta de diplomatas ao Iraque

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (17) que seus diplomatas poderão retornar ao Iraque, quase um mês depois de terem sido retirados devido a confrontos envolvendo ataques americanos ao Irã.
Embora o Departamento de Estado não tenha detalhado os motivos, a decisão de voltar com a equipe diplomática indica que os EUA acreditam que a situação de risco diminuiu.
A porta-voz Tammy Bruce informou que o pessoal que havia sido temporariamente retirado começará a retornar gradualmente à embaixada dos EUA em Bagdá e ao consulado na região curda de Erbil.
Apesar disso, o Departamento de Estado mantém o alerta para que cidadãos americanos evitem viajar ao Iraque no momento.
Em 22 de junho, os EUA tinham retirado seu pessoal não essencial do Iraque em resposta a ordens do então presidente Donald Trump, que autorizou ataques a locais nucleares iranianos como parte de uma campanha liderada por Israel.
O Irã retaliou lançando mísseis contra uma base americana no Catar, mas Trump disse que o Irã já previa esse movimento, o que permitiu derrubar os projéteis.
Posteriormente, o presidente americano anunciou um cessar-fogo entre o Irã e Israel.
Além disso, o Departamento de Estado também havia retirado funcionários não essenciais do Líbano em 22 de junho, porém essa restrição foi suspensa em 3 de julho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login