Mundo
EUA podem impor tarifas ao Canadá se fechar acordo com China
Os Estados Unidos podem aplicar tarifas de 100% aos produtos canadenses se Ottawa firmar um novo acordo comercial com a China, afirmou neste domingo (25) o secretário do Tesouro, Scott Bessent, reforçando uma advertência semelhante feita na véspera pelo presidente Donald Trump.
“Não podemos deixar que o Canadá se torne uma porta de entrada para que os chineses inundem os Estados Unidos com produtos baratos”, disse Bessent no programa “This Week” da ABC.
Questionado sobre se Washington cumpriria a ameaça de tarifas de 100% sobre as moedas canadenses caso isso ocorra, o chefe do Tesouro respondeu: “Existe a possibilidade de tarifas de 100% se fecharem um acordo de livre comércio”.
Em uma visita a Pequim em 16 de janeiro, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, anunciou uma melhora nas relações bilaterais com a China, dizendo que os dois países estabeleceram uma “nova parceria estratégica” e um acordo comercial preliminar.
As relações entre os Estados Unidos e seu vizinho do Norte têm sido tensas desde que Trump retornou à presidência há um ano, marcadas por divergências comerciais.
“A China está assumindo o controle total do que antes era o vasto território do Canadá. É lamentável testemunhar isso”, escreveu Trump nas redes sociais neste domingo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login