Mundo
EUA podem investir em outras empresas além da Intel, diz assessor de Trump

O governo dos Estados Unidos poderá adquirir participações em novas empresas após a recente medida tomada com a Intel, afirmou nesta segunda-feira (25) Kevin Hassett, assessor econômico principal do presidente americano Donald Trump.
Hassett, que é diretor do Conselho Econômico Nacional, comentou os planos do presidente para a criação de um fundo soberano em entrevista à CNBC.
“Tenho certeza de que em algum ponto haverá outras negociações” no setor de semicondutores ou em outras áreas, declarou.
O assessor respondeu a uma pergunta sobre se o acordo anunciado recentemente, pelo qual o governo dos Estados Unidos passará a deter uma participação acionária de 10% na Intel, poderia ser o começo de iniciativas semelhantes em outros setores que o Executivo está financiando.
De acordo com o acordo com a Intel, o governo receberá 433,3 milhões de ações ordinárias, correspondendo a 9,9% do capital da empresa, conforme comunicado divulgado anteriormente.
Esse montante equivale a 8,9 bilhões de dólares (48 bilhões de reais), financiados parcialmente por subsídios de 5,7 bilhões (31 bilhões de reais) fornecidos — mas ainda não pagos — sob a Lei de CHIPS, aprovada no mandato do ex-presidente Joe Biden, que Trump criticou.
Hassett explicou que “antes, o governo federal costumava apenas fornecer recursos financeiros” às companhias.
Ele ressaltou que, considerando acordos similares ao realizado com a Intel, as ações detidas pelo governo “não conferem direitos de voto”.
Isso revela que o governo dos Estados Unidos pretende permanecer distante da gestão administrativa das empresas.
Em fevereiro, pouco depois do retorno de Trump à presidência, a Casa Branca divulgou um plano para que a maior economia mundial criasse um fundo estatal de investimentos.
Esse fundo estatal administra reservas financeiras excedentes de um país — geralmente oriundas de receitas de recursos naturais ou do superávit comercial — com o objetivo de obter retornos financeiros sustentáveis para o futuro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login