Mundo
EUA podem participar de nova rodada de diálogo Rússia-Ucrânia, diz Rubio
Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, indicou que o país pode participar ainda esta semana de uma nova rodada de negociações para tentar pôr fim à invasão russa na Ucrânia.
As delegações de Kiev e Moscou se encontraram na última sexta-feira e sábado em Abu Dhabi, marcando as primeiras conversas diretas públicas sobre o plano de paz promovido por Donald Trump.
“Eles devem se reunir novamente esta semana”, afirmou Rubio ao Comitê de Relações Exteriores do Senado. “Existe a possibilidade de participação norte-americana.”
Porém, o secretário ressaltou que a participação dos EUA pode ser menos intensa que a da semana anterior, quando estiveram presentes o enviado especial e o genro do presidente.
Rubio afirmou que já foi alcançado um acordo sobre as garantias de segurança para a Ucrânia, um dos principais pontos exigidos por Kiev para fechar o acordo com Moscou após quase quatro anos de conflito.
“Resta uma questão pendente, conhecida por todos: a reivindicação territorial sobre Donetsk”, explicou Rubio, referindo-se à região oriental da Ucrânia que Moscou deseja que Kiev ceda.
“Sei que estão trabalhando para tentar harmonizar os pontos de vista das duas partes. Essa é uma barreira que ainda não foi ultrapassada”, completou o secretário.
Rubio destacou ainda que as partes envolvidas tendem a ser mais flexíveis quando esses temas não são discutidos publicamente, pois isso diminui as pressões políticas internas de ambos os lados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login