Mundo
EUA realizam ação no Caribe em águas internacionais, diz Sheinbaum
Claudia Sheinbaum, presidente do México, negou nesta sexta-feira (15) qualquer tipo de intervenção por parte dos Estados Unidos ao comentar a movimentação de navios americanos na região do Caribe, afirmando que essa atividade acontece em águas que não pertencem a nenhum país.
De acordo com a mídia dos EUA, essa operação tem como objetivo principal combater o tráfico de drogas e exercer pressão sobre o governo da Venezuela.
Sheinbaum enfatizou que o princípio fundamental para o México e para toda a América e Caribe é a autodeterminação dos povos. A líder mexicana fez essa declaração durante sua entrevista matinal à imprensa.
Ela ainda reforçou que, embora haja cooperação e coordenação por meio de organismos internacionais para resolver situações de conflito, o México jamais apoia o intervencionismo.
Durante sua visita à cidade de Chetumal, na fronteira com Belize, a presidente mexicana respondeu às observações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o México e o Canadá cumprirem as ordens de Washington, dizendo que, no México, quem decide é o povo.
Os Estados Unidos têm movimentado suas forças próximas à área marítima fronteiriça com o México.
No mesmo dia, Sheinbaum terá encontros com o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, e o primeiro-ministro de Belize, John Briceño, para tratar de assuntos em comum entre os países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login