Conecte Conosco

Mundo

EUA retêm embarcação pesqueira venezuelana em águas nacionais

Publicado

em

Venezuela declarou neste sábado (13) que um barco de pesca americano reteve por oito horas um barco pesqueiro venezuelano, que navegava dentro das águas do país, pouco após os Estados Unidos enviarem oito navios de guerra para o Caribe.

Nas últimas semanas, os EUA enviaram oito embarcações para a região sul do Caribe para realizar exercícios militares focados no combate ao tráfico internacional de drogas, o que aumentou as tensões com o governo de Caracas.

Na sexta-feira, o navio venezuelano Carmen Rosa, com uma tripulação de nove pescadores humildes de atum, foi abordado de forma ilegal e hostil pelo destróier da Marinha dos EUA, USS Jason Dunham, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela em comunicado oficial.

O barco estava navegando a 48 milhas náuticas ao nordeste da ilha La Blanquilla, dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) venezuelana.

O navio militar americano ocupou a pequena embarcação por oito horas, com 18 militares armados a bordo, caracterizando um ato de provocação pelo uso desproporcional de força militar.

O governo venezuelano acredita que tais ataques são ordens intencionais para fomentar um incidente que justifique uma escalada militar no Caribe.

As forças armadas da Venezuela acompanharam e registraram o episódio em tempo real.

As relações entre os EUA e Venezuela se agravaram desde que o presidente Donald Trump anunciou a destruição de uma lancha com 11 pessoas acusadas de tráfico de drogas e supostamente vindas da Venezuela.

Washington, que não reconhece Nicolás Maduro como presidente venezuelano, o acusa de liderar uma organização criminosa conhecida como ‘El Cartel de los Soles’ e oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares por sua captura.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados