Mundo
EUA sugerem zona econômica livre e sem tropas no leste da Ucrânia
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky informou nesta quinta-feira (11) que os Estados Unidos propuseram a retirada das tropas ucranianas das áreas que ainda controlam na região leste de Donetsk, substituindo-as por uma “zona econômica livre” desmilitarizada.
“[Os americanos] sugerem que as forças ucranianas saiam do território da região de Donetsk, e o acordo seria que as tropas russas também não entrem nessa área, que já chamam de ‘zona econômica livre'”, declarou Zelensky em coletiva de imprensa em Kiev.
Zelensky acrescentou que Washington continua a pressionar Kiev para aceitar concessões territoriais importantes para a Rússia como forma de encerrar o conflito, que se iniciou com a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022 e causou milhares de mortes.
De acordo com Zelensky, a região de Donetsk é um dos principais pontos de divergência nas negociações com os Estados Unidos. O diálogo avançou após Washington apresentar um plano para finalizar o conflito, porém Kiev e seus aliados o criticam por favorecer Moscou.
“Nós temos dois pontos principais de desacordo: o território de Donetsk e tudo relacionado a ele, e a usina nuclear de Zaporizhzhia. São as duas questões ainda em discussão”, afirmou o presidente ucraniano.
Ele reforçou que qualquer acordo a respeito do território deverá passar por votação popular.
“Creio que o povo da Ucrânia decidirá essa questão. Seja por meio de eleições ou referendo, a posição deve ser da população ucraniana”, explicou.
Por fim, a Ucrânia informou na quarta-feira que enviou a Washington uma versão atualizada do seu plano para encerrar a invasão russa, mas indicou que não divulgará os detalhes até receber uma resposta dos EUA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login