Conecte Conosco

Mundo

EUA tentam capturar navio petroleiro russo no Atlântico

Publicado

em

As forças militares dos Estados Unidos iniciaram uma ação no Atlântico Norte na quarta-feira (7) para deter um navio petroleiro vinculado à Rússia, que vinha sendo monitorado por Washington por vários dias, conforme relatos da imprensa americana.

A operação, divulgada pela Fox News e CNN, ocorre horas depois de notícias indicarem que a Rússia enviou ao menos um submarino para escoltar o navio, que oficialmente está registrado como vazio.

O navio, inicialmente conhecido como Bella 1, está sendo perseguido pelos Estados Unidos desde que conseguiu escapar de um bloqueio parcial na costa da Venezuela e evitou uma tentativa de abordagem da Guarda Costeira norte-americana em 21 de dezembro.

Durante sua trajetória, o petroleiro recebeu o novo nome Marinera e passou a navegar sob a bandeira russa.

Por volta das 4h, horário de Brasília, nesta quarta-feira, a embarcação estava na zona econômica exclusiva da Islândia, após atravessar o oceano Atlântico em águas internacionais, segundo dados da empresa Bloomberg de monitoramento marítimo.

No final de dezembro, antes da captura do ex-presidente Nicolás Maduro em Caracas, os Estados Unidos anunciaram um bloqueio naval em torno da Venezuela contra navios petroleiros sancionados pelo Departamento do Tesouro.

Até agora, foram detidos dois navios que Washington acredita estarem transportando petróleo venezuelano sujeito a sanções.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados