Mundo
EUA vão escolher quais petroleiras atuam na Venezuela
Os Estados Unidos tomarão a decisão sobre quais companhias petrolíferas terão permissão para operar na Venezuela e agirão como intermediários entre essas empresas e o governo venezuelano, afirmou nesta sexta-feira (9) o presidente Donald Trump.
“Nós vamos determinar as petroleiras que entrarão [na Venezuela], e fecharemos o acordo”, disse Trump ao receber representantes de várias companhias do setor na Casa Branca.
“Vocês negociarão diretamente conosco, não com a Venezuela de forma alguma, não queremos que façam negociações com o governo venezuelano”, alertou o presidente republicano.
“Terão total segurança. Uma das razões pelas quais essas empresas não podiam atuar na Venezuela era a falta de garantias. Agora, essa segurança está assegurada”, reforçou Trump.
Durante seu primeiro mandato, o presidente impôs sanções ao petróleo venezuelano em 2019.
Além disso, o governo Trump estabeleceu inicialmente uma recompensa de 15 milhões de dólares contra o então presidente venezuelano Nicolás Maduro, que foi posteriormente aumentada para 25 milhões de dólares sob a administração do presidente Joe Biden.
No ano seguinte, o valor da recompensa subiu para 50 milhões de dólares (aproximadamente R$ 270 milhões). Em 3 de janeiro, os Estados Unidos capturaram Maduro e sua esposa, Cilia Flores, numa operação militar que impactou o mercado de petróleo.
O casal foi levado imediatamente para Nova York para enfrentar acusações relacionadas a narcotráfico e outros crimes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login