Conecte Conosco

Mundo

Europa deve unificar voz contra Rússia, diz opositor de Putin

Publicado

em

A Europa precisa apresentar uma posição unificada em relação à Rússia para garantir que seus interesses sejam respeitados e se preparar para um período de tensões duradouras semelhantes à Guerra Fria, afirmou nesta sexta-feira (13) à AFP o opositor russo Mikhail Khodorkovsky.

Em entrevista exclusiva, o ex-magnata do petróleo adotou uma postura cautelosa sobre a restauração das relações com a Rússia de Vladimir Putin, mas ressaltou que é essencial manter o diálogo para evitar um conflito militar.

“Tenho plena convicção de que, nos próximos cinco a dez anos, a Europa enfrentará uma nova Guerra Fria com a Rússia, que envolverá também uma guerra híbrida”, declarou Khodorkovsky à AFP durante a Conferência de Segurança de Munique.

Segundo ele, o contato é fundamental. “A questão é definir a melhor forma de conduzir essas conversas. Seria ideal que a Europa falasse com uma voz única”, sugeriu, propondo que a União Europeia nomeie um representante para dialogar diretamente com o Kremlin.

Conhecido como o homem mais rico da Rússia até sua prisão provocada por divergências com Putin, Khodorkovsky vive hoje exilado em Londres, onde lidera um grupo de oposição ao governo russo.

Suas declarações acontecem em um momento em que líderes europeus, como o presidente francês Emmanuel Macron, tentam reestabelecer conversas com a Rússia após anos de tensões relacionadas ao conflito na Ucrânia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados