Conecte Conosco

Economia

Europa reconhece o Brasil livre de gripe aviária

Publicado

em

A União Europeia confirmou que o Brasil está livre de gripe aviária, permitindo que o país retome as exportações de carne de frango para o continente.

Em uma videoconferência, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conversou com o comissário de Saúde da União Europeia, Oliver Várhelyi. O encontro também contou com a participação do ministro da Pesca, André de Paula.

“Recebemos notícias positivas. Primeiro, o reconhecimento do Brasil como livre de gripe aviária, o que possibilitará a retomada das exportações para a Europa”, afirmou o ministro.

A importação havia sido suspensa pelos países do bloco devido a um surto da doença em uma granja comercial localizada em Montenegro (RS), em maio.

Em junho, o Brasil declarou-se livre da gripe após a desinfecção da granja afetada e o período de 28 dias sem novos casos registrados.

Até o momento, 41 países já levantaram o embargo às importações brasileiras. Recentemente, Chile, Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte liberaram a entrada de carne de frango do Brasil.

No entanto, alguns países como Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste ainda mantêm restrições às importações.

O ministro Fávaro destacou que o comissário da União Europeia se comprometeu a promover uma reunião com os países membros para remover as barreiras sanitárias e reativar o processo de pré-listagem, que reconhece a equivalência dos sistemas de inspeção sanitária brasileiros e está suspenso desde 2018.

“Ele garantiu que nas próximas semanas os membros da União Europeia vão se reunir para eliminar o controle rígido e retomar a pré-listagem, procedimento fundamental para o Brasil e que está parado desde 2018”, concluiu Fávaro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados