Mundo
Europa vai endurecer postura contra China após recusa de diálogo

A União Europeia (UE) está preparada para adotar uma postura mais firme em relação à China, diante da recusa de Pequim em dialogar com o bloco sobre questões sensíveis como a capacidade industrial chinesa em excesso, políticas comerciais agressivas e apoio à Rússia, segundo análise da Eurasia.
De acordo com a consultoria, as medidas esperadas incluem o fortalecimento das proteções comerciais europeias contra produtos chineses, com destaque para a indústria do aço, além da aplicação ampliada de sanções a entidades chinesas envolvidas no suporte às ações militares russas.
A Eurasia destaca que, apesar do aumento do apoio político no interior da UE para uma atitude mais rigorosa com a China, o bloco enfrentará limitações práticas. As relações voláteis entre a UE e os Estados Unidos também restringirão a cooperação bilateral, embora existam pontos positivos, como a coordenação em ações relativas ao setor do aço e possivelmente ao fornecimento de elementos de terras raras.
Essas iniciativas demonstram o aumento da insatisfação europeia diante da atitude chinesa, que não tem levado em consideração as preocupações levantadas pelo continente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login