Mundo
Ex-agentes do FBI processam diretor por demissões ligadas a investigação sobre Trump
Dois antigos agentes do FBI entraram com um processo na quinta-feira (19) contra o diretor da instituição, Kash Patel, alegando que foram desligados de forma repentina por terem participado de uma apuração envolvendo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Trump foi investigado por suposta tentativa de mudar o resultado das eleições presidenciais de 2020, que ele perdeu para Joe Biden. Contudo, o caso foi encerrado após quatro anos, em conformidade com a diretriz do Departamento de Justiça que impede o julgamento de um presidente em exercício.
Na petição apresentada em um tribunal em Washington, os ex-agentes afirmam que o senhor Patel encerrou seus contratos com o FBI baseando-se exclusivamente em sua participação no projeto conhecido internamente como Arctic Frost, nome código da investigação sobre Trump. Eles argumentam que isso violou seus direitos constitucionais.
Em janeiro, Trump se manifestou na plataforma Truth Social, chamando os agentes que integraram o Arctic Frost de “escória” e “radicais de esquerda”, conforme consta no processo.
Patel respondeu que a agência identificou os envolvidos e encerrou seus contratos no ano anterior.
Os agentes tinham um histórico de serviços exemplares e nunca sofreram punições antes da demissão súbita efetuada por Patel entre o final de outubro e início de novembro.
Segundo a ação, não houve investigação interna, aviso prévio ou audiência antes das demissões. Também não foram apresentadas provas que justificassem o desligamento, tampouco lhes foi dada oportunidade de defesa.
Ambos afirmaram que suas funções na investigação Arctic Frost foram menores ou de apoio.
Até o momento, o FBI não fez comentários sobre o caso.
A procuradora-geral Pam Bondi, o FBI e o Departamento de Justiça figuram como réus na ação.
Os autores do processo solicitam a reintegração aos seus cargos e que seja declarado que sua dispensa violou seus direitos à liberdade de expressão e ao devido processo legal, conforme garantido pela Constituição dos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login