Mundo
Ex-conselheiro de Trump critica Índia por apoiar guerra na Ucrânia e apoia tarifa de 50%

Peter Navarro, ex-conselheiro econômico da Casa Branca, utilizou sua conta no X para justificar a tarifa de 50% sobre produtos importados da Índia, anunciada pelo então presidente Donald Trump, que entrou em vigor na quinta-feira (28).
Navarro afirmou que essa medida vai além das questões de “práticas comerciais injustas da China” e visa interromper o apoio financeiro que a Índia estaria oferecendo à máquina de guerra de Vladimir Putin.
Em uma sequência de posts, ele detalhou a lógica por trás da decisão, afirmando que consumidores americanos compram produtos indianos enquanto a Índia impõe altas tarifas e barreiras contra exportações dos EUA. Ele acusa a Índia de usar dólares americanos para adquirir petróleo russo com desconto, com refinarias indianas atuando em conluio silencioso com parceiros russos para processar o petróleo e revendê-lo globalmente, permitindo que a Rússia obtenha recursos para financiar o conflito.
Antes da invasão da Ucrânia, o petróleo russo representava menos de 1% das importações indianas, mas agora ultrapassa 30%, aproximadamente 1,5 milhão de barris por dia, segundo Navarro. Ele acredita que isso não reflete a demanda interna da Índia, mas sim a influência de grandes empresas petrolíferas que transformaram a Índia em um importante centro de refino e fonte de recursos financeiros para o Kremlin.
Ele também destacou que a Índia exporta mais de 1 milhão de barris diários de produtos derivados, mais da metade do volume de petróleo russo que importa, com os lucros alimentando interesses energéticos politicamente conectados e o esforço de guerra russo. Enquanto isso, os Estados Unidos financiam a Ucrânia, mas, na visão de Navarro, a Índia estaria apoiando financeiramente a Rússia.
Navarro criticou ainda a compra contínua de armamentos russos pela Índia, mesmo exigindo que empresas americanas transfiram tecnologia sensível, qualificando essa situação como uma “carona estratégica”.
Ele apontou que o governo de Joe Biden tem em grande parte ignorado essa questão, enquanto Trump, por meio da tarifa de 50% (25% por práticas comerciais injustas e 25% por razões de segurança nacional), estaria enfrentando o problema de forma direta. Para Navarro, se a Índia deseja ser considerada parceira estratégica dos EUA, deve agir de acordo, destacando que a solução para a paz na Ucrânia passa por Nova Délhi.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login