Conecte Conosco

Mundo

Ex-desertora da Coreia do Norte processa Kim Jong-un por abuso e tortura

Publicado

em

Pela primeira vez, uma mulher que fugiu da Coreia do Norte está levando o líder Kim Jong-un e quatro membros do seu governo à justiça, acusando-os de crimes graves contra os direitos humanos. Choi Min-kyung, que foi enviada de volta à força da China para seu país natal em 2008 depois de ter escapado em 1997, relata que sofreu tortura e abuso sexual enquanto estava presa.

O processo, que envolve tanto questões civis quanto criminais, será iniciado nesta sexta-feira na Coreia do Sul com o apoio do Database Center for North Korean Human Rights (NKDB). Essa organização também pretende apresentar o caso à ONU e ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

“Como alguém que sobreviveu ao regime norte-coreano, sinto uma forte e urgente necessidade de responsabilizar a família Kim pelos crimes cometidos”, afirmou Choi em declaração divulgada pela ONG.

Este movimento marca um avanço significativo na busca por justiça contra um dos governos mais fechados e secretos do mundo. Tribunais na Coreia do Sul já haviam condenado a Coreia do Norte em processos anteriores, movidos por sul-coreanos ou repatriados do Japão, embora essas decisões quase sempre tenham sido simbólicas e ignoradas por Pyongyang.

No entanto, conforme explicou a diretora-executiva da NKDB, Hanna Song, o reconhecimento oficial tem um impacto psicológico importante: “O que as vítimas desejam não é só reparação financeira, mas que suas histórias sejam escutadas e reconhecidas.”

Choi escapou novamente para a Coreia do Sul em 2012 e hoje recebe tratamento médico para os traumas decorrentes do período em que esteve detida.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados