Mundo
Ex-príncipe Andrew pode ter passado informações sigilosas a Epstein
Ex-príncipe Andrew pode ter compartilhado com o criminoso sexual Jeffrey Epstein dados possivelmente confidenciais durante seu período como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional, conforme e-mails divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
A polícia britânica informou na segunda-feira (9) que está investigando essas suspeitas.
Em um e-mail datado de 30 de novembro de 2010, acessado pela AFP, Andrew Mountbatten-Windsor, então duque de York e identificado no e-mail como “The Duke”, enviou a Epstein relatórios sobre visitas ao Vietnã, Hong Kong, Shenzhen (China) e Singapura.
Os relatórios foram enviados ao financista americano apenas cinco minutos após o duque os receber de seu assistente na época.
Em outro e-mail de outubro de 2010, citado pela BBC, Andrew também informou Epstein sobre seus planos de viagens a esses mesmos locais.
Em outubro, Mountbatten-Windsor foi destituído de todos seus títulos reais pelo irmão, o rei Charles III, após novas revelações sobre sua ligação com Epstein.
A polícia regional de Windsor confirmou que está “analisando as informações conforme os procedimentos habituais”.
Andrew foi representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional entre 2001 e 2011, tendo renunciado após críticas sobre seus gastos e seu desempenho no cargo.
Ele é acusado de agressões sexuais por Virginia Giuffre, principal testemunha do caso Epstein, ocorridas quando ela era menor de idade. Andrew sempre negou as acusações.
Fotos recentes dos arquivos de Epstein mostram o ex-príncipe com outra mulher, alimentando suspeitas contra ele. As imagens mostram Andrew ajoelhado sobre uma jovem com o rosto censurado.
E-mails revelam que Epstein era convidado ao Palácio de Buckingham para encontros privados.
O Palácio de Buckingham confirmou que o ex-príncipe saiu nesta segunda-feira de sua residência no complexo real de Windsor para se mudar a uma propriedade privada do rei em Norfolk, no leste da Inglaterra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login