Economia
Exercício de segurança nas usinas de Angra com primeira participação da ANSN

O Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, realizado a cada dois anos para assegurar a proteção das usinas nucleares brasileiras localizadas em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, acontecerá nos dias 1 e 2 de outubro. Pela primeira vez, a recém-criada Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) participará do evento, segundo comunicado da Eletronuclear.
Esta operação complexa envolve diversas instituições civis e militares. O simulado deverá mobilizar cerca de 60 organizações e centenas de profissionais nos níveis municipal, estadual e federal.
O objetivo da simulação é avaliar, aprimorar e treinar os procedimentos definidos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), onde estão localizadas as usinas Angra 1 e 2. A intenção é proteger a população, o meio ambiente, as instalações nucleares e seus colaboradores, conforme informado pela estatal.
Durante o exercício, serão realizadas diversas ações práticas, tais como a ativação do sistema de alerta por sirenes, evacuação da CNAAA, uso de geradores móveis, remoção de pessoas expostas à radiação para o Centro Médico de Radiações Ionizantes (CMRI), evacuação de moradores das Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5, além da coleta de amostras ambientais em áreas como Guariba e Praia Vermelha.
Uma das inovações deste ano é a utilização do sistema ‘Cell Broadcast’, que permite o envio de mensagens e alertas por SMS, conforme anunciado pela Eletronuclear.
Serão ativados durante o exercício o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cnagen), em Brasília, o Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cestgen), no Rio de Janeiro, o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN) e o Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien), ambos em Angra dos Reis. Também será montado um gabinete de crise na CNAAA para coordenar e responder a incidentes fictícios de segurança física.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login