Mundo
Exército do Líbano conclui primeira fase para desarmar Hezbollah
O exército do Líbano anunciou nesta quinta-feira (8) que finalizou a primeira etapa do seu plano para desmantelar o movimento Hezbollah, alinhado com o Irã, que atua na região entre a fronteira com Israel e o rio Litani, a cerca de 30 quilômetros ao norte.
Em comunicado, o exército declarou ter alcançado os objetivos da primeira fase, que será depois estendida para todo o território libanês. Informaram que agora controlam a área ao sul do rio Litani, exceto as áreas ainda ocupadas por Israel próximas à fronteira.
As forças militares afirmaram que as operações seguirão ao sul do rio Litani para eliminar munições não detonadas e investigar túneis construídos pelo Hezbollah.
Além disso, garantiram que adotarão as medidas necessárias para impedir definitivamente que os grupos armados recuperem suas capacidades.
O Hezbollah ficou enfraquecido após o conflito com Israel, que terminou com um cessar-fogo em vigor desde novembro de 2014.
No entanto, o grupo pró-Irã recusa entregar suas armas no restante do país. Apesar do cessar-fogo e dos planos de retirada do território libanês, Israel mantém a ocupação de cinco pontos perto da fronteira.
O exército israelense também realizou centenas de ataques contra alvos do Hezbollah desde novembro de 2014 e acusa o grupo de tentar se rearmar. Além disso, manifestou dúvidas sobre a efetividade da operação de desarmamento conduzida pelo exército libanês.
O governo do Líbano enfrenta forte pressão dos Estados Unidos para desarmar o grupo pró-Irã.
Gideon Saar, ministro das Relações Exteriores de Israel, elogiou os esforços do governo e do exército libaneses, porém ressaltou que ainda são insuficientes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login