Mundo
Exército do México elimina chefe do tráfico El Mencho
O Exército do México conseguiu eliminar neste domingo (22) o notório líder do tráfico de drogas Nemesio Oseguera, conhecido popularmente como “El Mencho“, que comandava o Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), conforme informaram diversas fontes da mídia local, embora ainda não haja confirmação oficial do governo.
Oseguera era um dos criminosos mais procurados no México e nos Estados Unidos, que chegou a oferecer uma recompensa de 15 milhões de dólares (equivalente a R$ 78 milhões). Ele é um dos principais chefes do tráfico a ser morto depois da prisão dos fundadores do Cartel de Sinaloa, Joaquín “El Chapo” Guzmán e Ismael “Mayo” Zambada, atualmente detidos nos EUA.
A notícia sobre a morte de Oseguera foi divulgada pelos jornais El Universal e Reforma, além da emissora Televisa.
Mais cedo, homens armados realizaram bloqueios nas estradas do estado de Jalisco, no oeste do país, usando veículos e caminhões incendiados para impedir o avanço das forças federais durante uma operação na região.
Os bloqueios também ocorreram no estado vizinho Michoacán, onde o grupo liderado por Oseguera tem forte atuação.
O cartel comandado por Oseguera foi criado em 2009 e é reconhecido como uma das organizações de tráfico mais violentas do México, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.
Os Estados Unidos designaram esta organização como terrorista, acusando-a de tráfico de drogas como cocaína, heroína, metanfetaminas e fentanil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login