Mundo
Explosões ouvidas perto da capital do Sudão
Testemunhas informaram à AFP que escutaram explosões nesta sexta-feira (7) próximo a Cartum, a capital do Sudão, que está sob controle do Exército, um dia depois do anúncio de uma trégua humanitária aceita pelas Forças de Apoio Rápido (FAR), um grupo paramilitar.
Após a tomada de El Fasher, último ponto de resistência do Exército na região de Darfur há menos de duas semanas, as FAR parecem estar voltando sua atenção para o leste, em direção a Cartum e à região petrolífera de Kordofan.
A capital está relativamente tranquila desde que o Exército retomou o controle da cidade alguns meses atrás.
Porém, os paramilitares, em conflito com as Forças Armadas desde abril de 2023, continuaram os ataques em diversas áreas, mirando alvos militares e civis.
Um residente de Omdurman, na região metropolitana de Cartum, revelou à AFP, sob anonimato devido ao temor de retaliações, que foi despertado “por volta das 2h da manhã pelo som de explosões perto da base militar de Wadi Sayidna”.
Outro morador relatou ter ouvido “o zumbido de um drone sobrevoando a área às 4h, antes de uma explosão próxima a uma central elétrica, que causou um blecaute na região”.
Em Atbara, cidade ao norte de Cartum controlada pelo Exército, cerca de 300 km distante, um morador comentou que vários drones foram vistos “voando sobre a cidade logo após as 3h”.
“As defesas antiaéreas derrubaram alguns desses drones, mas incendiaram prédios e houve explosões no leste da cidade”, afirmou, mantendo seu anonimato.
Até agora, não há informações sobre vítimas. Nem o Exército, nem as FAR comentaram os ataques.
O Sindicato dos Médicos do Sudão informou que na manhã de quinta-feira os paramilitares bombardearam um hospital na sitiada cidade de Dilling, em Kordofan do Sul, deixando várias pessoas feridas, algumas em estado grave.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login