Economia
Exportação de tilápia do Brasil pode cair quase a zero no segundo semestre devido a tarifas altas

A exportação de tilápia do Brasil cresceu 52% em volume, alcançando 8 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em termos financeiros, o valor dessas exportações foi de US$ 36 milhões, com 95% dos produtos enviados para os Estados Unidos, conforme informou a associação Peixe BR, que representa o setor no país.
No entanto, os envios para o exterior correm o risco de praticamente cessar neste semestre devido ao aumento de 50% nas tarifas impostas pelo governo norte-americano ao Brasil, incluindo a tilápia, que é o principal peixe exportado.
Segundo Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, antes da imposição dessas tarifas, as expectativas eram de crescimento contínuo durante o ano, com o Brasil mantendo a liderança nas exportações para os EUA. “Mas o recente anúncio das tarifas pelo governo americano mudou essas projeções”, lamenta o dirigente. A tarifa adicional de 40%, somada aos 10% já aplicados em abril, passou a valer a partir de 6 de agosto.
Francisco Medeiros ainda destaca que essa tarifa de 50% poderá levar as exportações a ficarem próximas de zero no segundo semestre. “Isso intensificará a crise no mercado interno, devido ao aumento da oferta e principalmente à entrada de filés de tilápia do Vietnã, que deve complicar ainda mais a situação.”
Diante deste cenário, a Peixe BR busca novas oportunidades para comercializar filés de tilápia e outros peixes em diferentes mercados internacionais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login