Conecte Conosco

Economia

Exportações de setembro batem recorde histórico, diz MDIC

Publicado

em

Herlon Brandão, diretor do Departamento de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior, afirmou nesta segunda-feira, 6, que o valor das exportações do Brasil em setembro atingiu o maior patamar da série histórica para este mês.

Em comparação com setembro do ano anterior, houve um crescimento de 7,2% no valor exportado. Este resultado se deve a um aumento de 10,2% no volume exportado, apesar da queda de 2,5% nos preços das mercadorias na comparação anual.

Brandão apresentou uma coletiva para discutir os números da balança comercial de setembro, divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O setor industrial continua sendo um destaque em 2025. Em setembro, as exportações da indústria de transformação cresceram 2,5%, atingindo US$ 16,9 bilhões, com alta de 7,0% no volume vendido, embora o ritmo de crescimento tenha sido menor que nos meses anteriores.

Agropecuária

Na agropecuária, que cresceu 18,0% em setembro, alcançando US$ 6,7 bilhões, houve aumento nos preços do milho e do café, que subiram 22,5% e 11,0%, respectivamente, contribuindo para o crescimento do valor exportado. O preço da soja se manteve estável, o que é positivo dado que sua cotação vinha caindo durante o ano.

O mercado de carne bovina também teve destaque, com crescimento de 55,6% em setembro, devido ao aumento de 25,1% no volume e de 24,4% no preço.

Outros produtos que se destacaram foram os veículos automóveis de passageiros, com alta de 50% no valor exportado, e os óleos combustíveis, que apresentaram aumento de 4,1%. No entanto, os demais principais produtos da indústria de transformação registraram queda.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados