Notícias Recentes
Fachin visita Papa Leão XIV antes de ser presidente do STF

Nos dias que antecedem sua posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin realizou, no último sábado (20), uma visita ao Vaticano, onde esteve com o papa Leão XIV.
O pontífice foi anfitrião do Jubileu dos Operadores da Justiça na praça de São Pedro, evento dirigido a juízes, advogados, procuradores e demais profissionais do direito, que reuniu representantes de diversas partes do mundo.
Considerando o aumento significativo de peregrinos este ano, a cerimônia foi transferida para as áreas externas da praça, com uma estrutura especial para que o papa pudesse interagir mais de perto com os participantes.
Católico praticante, Fachin acompanhou o discurso de Leão XIV, no qual o papa frisou que a justiça vai além da simples aplicação das leis ou do trabalho dos juízes. Segundo ele, a justiça se concretiza ao se direcionar ao próximo, garantindo a cada indivíduo seus direitos, até atingir a igualdade em dignidade e oportunidades.
Em outro momento, ao mencionar os ensinamentos de Santo Agostinho acerca da relação entre Estado, justiça e fé, o papa Leão XIV ressaltou que sem justiça é impossível a administração do Estado e que o direito não existe onde falta justiça verdadeira.
Após o discurso, Fachin fez questão de se aproximar e saudar o papa. A viagem foi financiada pelo próprio ministro e organizada em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Posse
Edson Fachin será empossado presidente do STF no dia 29 de setembro, enquanto o ministro Alexandre de Moraes assumirá como vice-presidente.
Eleitos em agosto por votação simbólica do plenário, os ministros se alternam em mandatos de dois anos na presidência do Judiciário, com base na antiguidade no tribunal.
Durante seu mandato de 2025 a 2027, Fachin terá a responsabilidade de organizar a pauta das sessões e conduzi-las, além de exercer funções administrativas como liderar a gestão do Judiciário, incluindo a elaboração e o encaminhamento do orçamento do órgão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login