Quase 50 alunos de uma escola pública do centro de Brasília estão sem os livros didáticos desde o início do ano letivo. A direção da Escola Classe 305 Sul afirma que o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação, ligado ao Ministério da Educação, se baseou no censo de 2013 para saber quantos materiais deveriam ser repassados. O órgão declarou que tomou como base as projeções de matrículas feita pela Secretaria de Educação.
“Por exemplo, em 2013, nós tínhamos 41 alunos de 1º ano. Hoje nós temos 79. Agora estamos com carência de livros no 1º e no 3º ano”, explica a diretora, Ana Karina Gomes. “Mais de duas turmas estão sem livros e, se não tem livros pra mais de uma turma, eu não posso dar livro pra ninguém. Não é justo alguns receberem e outros não.”
A professora do 3º ano, Moema Pimentel conta que a falta de livros desestimula os alunos. “O livro é uma ferramenta pra incentivar com historinhas, gráficos, imagens. Não consigo passar isso no quadro” , diz. “Acabo tendo que reduzir ao máximo as atividades. Fica bem difícil trabalhar. Os alunos ficam bem cansados de sempre copiar coisas do quadro.”
A aluna do 3º ano Natália Pinheiro diz que é complicado estudar em casa sem o livro. “Com o livro seria mais fácil”, afirma.
Ana Karina afirma que já fez uma solicitação para o FNDE. O órgão fornece os livros por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD_. “Fica meio demorado porque eles têm um cronograma de pedidos. Eles têm um prazo de 45 dias úteis para entregar os livros, então vai demorar um pouquinho. Só pra maio, talvez”, conta.
A diretora diz ainda saber que outras escolas passam pelo mesmo problema. No Guará, uma instituição calculou déficit de 800 livros. “Tentamos a troca de livros entre as escolas na própria regional de ensino pra ver se conseguíamos suprir um pouco a carência, mas não conseguimos porque é um problema de várias escolas.”
De acordo com a Secretaria de Educação, Escola Classe da 305 Sul seguiu todas as orientações e aguarda a entrega do material. “É importante frisar que a coordenação regional do Plano Piloto/Cruzeiro está providenciando um remanejamento de títulos entre as unidades escolas no menor tempo possível”, diz em nota.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login