Conecte Conosco

Tecnologia

Falta de dados pode ser um problema para a inteligência artificial

Publicado

em

Nunca houve tantos dados no mundo, mas eles não estão organizados, estruturados, catalogados, rotulados e prontos para serem usados

Não é nenhuma novidade que todos os novos modelos de inteligência artificial generativa (GenAI) precisam ser alimentados por dados. É através deles que as redes neurais conseguem “entender” o mundo, ou melhor, ser treinadas para compreender contextos e gerar conteúdos, sejam eles texto, imagem, vídeos, áudios, modelos tridimensionais, moléculas e por aí vai.

Se um dos problemas, que era a capacidade de processamento desses dados, tem sido superado com novas GPUs, TPUs  e NPUs cada vez mais potentes, os dados ainda são um entrave. E olha que estamos falando de um mundo informacional, que gera, aproximadamente, 328,77 milhões de terabytes por dia. E claro, a cada dia mais dados são gerados do que no dia anterior.

Com esses números, parece um absurdo falar em “falta de dados”. Nunca houve tantos dados no mundo, e isso só aumenta (haja data center e energia elétrica pra dar conta de tudo isso). O problema é que esses dados não estão organizados, estruturados, catalogados, rotulados e prontos para serem usados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados