Conecte Conosco

Notícias Recentes

Falta de luz em 1,5 milhão de casas de São Paulo após ciclone

Publicado

em

Mais de 1,5 milhão de residências continuam sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo na manhã desta quinta-feira (11/12). Um ciclone extratropical causou ventos fortes que ultrapassaram 94 km/h.

Apenas na capital paulista, mais de 1.023.823 imóveis estão sem eletricidade, segundo dados da Enel, a empresa responsável pelo fornecimento. Na quarta-feira (10/12), o apagão afetou mais de 2 milhões de residências.

O Corpo de Bombeiros recebeu 1.327 chamadas para quedas de árvores, 19 para casos de desabamento ou desmoronamento, além de 3 registros de enchentes e alagamentos durante esse período.

Na quarta-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enviou um requerimento à Enel pedindo explicações sobre o blecaute.

De acordo com o documento, a Defesa Civil já havia previsto a presença do ciclone para os dias 9 e 11 de dezembro, alertando para rajadas de vento fortes e possíveis quedas de árvores que poderiam interromper o fornecimento de energia em vários locais.

A Aneel ressaltou que a área atendida pela Enel realmente foi atingida pelo fenômeno, com mais de 2 milhões de unidades afetadas às 15h, representando quase 32% da área de concessão.

Esse não é o primeiro episódio em que mais de 2 milhões de clientes perdem energia devido a condições climáticas severas. Em novembro de 2023, 2,1 milhões de unidades ficaram sem luz, enquanto em outubro de 2024, o número chegou a 2,4 milhões.

Previsão do tempo

Após a passagem do ciclone e tempestades, São Paulo terá mais um dia com ventos fortes, embora com intensidade menor, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

O sistema de baixa pressão que originou o ciclone deve se deslocar nos próximos dias, trazendo tempo mais estável e elevação das temperaturas. Os ventos podem alcançar até 60 km/h, contra os 98 km/h que foram registrados na terça-feira.

Na quinta, o sol aparecerá entre poucas nuvens, com temperaturas variando entre 19°C pela manhã e até 29°C à tarde. A umidade relativa do ar deve diminuir ligeiramente, ficando entre 32% e 90%.

Nas outras áreas do estado, a Defesa Civil mantém um alerta moderado para ventos fortes na região de Mogi das Cruzes. É recomendável evitar ficar próximo a árvores grandes, manter objetos soltos nos quintais guardados e cuidar especialmente de idosos, crianças e animais domésticos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados