Economia
Fechamento de oito postos de combustível em Pernambuco por sonegação
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Pernambuco (CIRA) divulgou um balanço da Operação Ativos de Carbono, iniciada na última segunda-feira (24), com o objetivo de combater práticas de sonegação fiscal em postos de combustível no estado de Pernambuco. A ação resultou no fechamento de oito estabelecimentos devido a irregularidades relacionadas a questões tributárias, incluindo a falta de comprovação da origem dos combustíveis comercializados.
João Maria Rodrigues, promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), informou que esta etapa representa a segunda fase da operação, que iniciou-se com ações judiciais criminais contra contribuintes envolvidos em sonegação. Na fase inicial, foram identificados 35 contribuintes com uma dívida estimada em cerca de R$ 53 milhões.
Durante a segunda fase da operação coordenada pelo CIRA — que inclui o MPPE, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) — foram fiscalizados 36 postos distribuídos por várias regiões de Pernambuco, sendo constatadas irregularidades em 20 desses locais.
Espera-se que o valor do crédito tributário recuperado aumente com a continuidade das fiscalizações nos próximos dias. Segundo Rodrigues, o que mais foi detectado refere-se à omissão de entrada de combustíveis, ou seja, proprietários estavam adquirindo combustíveis de origens indefinidas. Após a apuração dos valores devidos, as autoridades vão buscar a recuperação dos valores e atuar para retirar do mercado os vendedores reincidentes em sonegação.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login