Mundo
Fed aguarda novo relatório de inflação para decisão sobre juros

Austan Goolsbee, presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, afirmou em entrevista à CNBC nesta sexta-feira que precisa aguardar mais um relatório sobre a inflação nos Estados Unidos para avaliar se o banco central está tomando as medidas corretas em relação à política de juros.
De acordo com ele, os dados recentes dos índices PPI (inflação ao produtor) e CPI (inflação ao consumidor) geram um sentimento de apreensão e são motivo de preocupação, mas o Fed não pretende responder de forma exagerada aos números apresentados.
“É necessário determinar quais aumentos de preços devem ser desconsiderados e a quais devemos responder”, explicou o dirigente, enfatizando que o Fed não precisa manter as taxas de juros nos níveis atuais indefinidamente.
Goolsbee destacou que, caso nos próximos meses, especialmente em setembro, haja sinais de que a economia não está entrando em um ciclo inflacionário acelerado, o Fed poderá considerar a redução das taxas de juros.
Ele acrescentou que, se as futuras informações sobre inflação continuarem semelhantes às recentes, não há impedimentos para que as taxas sejam elevadas até o ponto em que se estabilizem.
O presidente do Fed também mencionou que as tarifas comerciais têm um impacto significativo na estagflação e aumentam a incerteza econômica, porém ressaltou que a economia americana mantém sua robustez.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login