Conecte Conosco

Economia

Fed diz que mercado de trabalho está fraco e minimiza impacto das tarifas na inflação

Publicado

em

O diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, afirmou durante uma sessão de perguntas e respostas no Summit de CEOs da Unidade de Yale, em 17 de abril, que o mercado de trabalho dos Estados Unidos encontra-se muito debilitado, e o crescimento atual do payroll não é satisfatório.

Ele destacou que o crescimento do emprego nos EUA está próximo de zero, o que considera insatisfatório, mas reconheceu que os cortes nas taxas de juros têm contribuído para apoiar o mercado de trabalho. Segundo Waller, a inflação, embora acima da meta de 2%, está sob controle e deve continuar diminuindo nos próximos meses, não devendo haver uma nova aceleração inflacionária.

O diretor apontou que a fraqueza observada no mercado de trabalho pode justificar flexibilizações adicionais na política monetária, sugerindo que outras reduções moderadas nas taxas de juros sejam possíveis, afirmando que não há necessidade de medidas drásticas. Atualmente, as taxas estão entre 50 e 100 pontos-base acima do nível neutro.

Quanto ao cenário para 2026, Waller comentou que as condições podem melhorar devido a um aumento na produtividade, mas alertou que a inteligência artificial tem contribuído para um crescimento mais lento do emprego.

Sobre o impacto das tarifas na fragilidade do mercado de trabalho, ele ressaltou que não há evidências suficientes para afirmar uma relação direta entre esses fatores.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados