Economia
Fed inicia reunião de 2026 sob pressão de Trump
O Comitê de Política Monetária do Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed, banco central) começou nesta terça-feira (27) sua primeira reunião de 2026, onde se espera que mantenha as taxas de juros estáveis, apesar da pressão do presidente Donald Trump, que defende uma redução dos juros.
A reunião teve início às 10h no horário local (12h em Brasília) e será finalizada na quarta-feira. Os mercados anticipam que as taxas permanecem entre 3,50% e 3,75%.
Este encontro ocorre em meio a uma investigação criminal recente contra o presidente do Fed, Jerome Powell, aberta pelo Departamento de Justiça.
A investigação, conforme declarado por Powell, está ligada à sua participação no Congresso para discutir a reforma da sede da instituição. No entanto, ele vê isso como uma tentativa do governo de intimidá-lo por não seguir as recomendações do presidente dos Estados Unidos em relação à política monetária.
Desde que voltou ao poder, há um ano, Trump tem pressionado repetidamente por um corte significativo nas taxas de juros para impulsionar o crescimento econômico e o mercado de trabalho.
O Fed manteve as taxas fixas nos três primeiros trimestres de 2025, preocupado com a possibilidade de a inflação subir devido às tarifas aplicadas por Trump.
A partir de setembro, começou a reduzir as taxas devido à fraqueza do mercado de trabalho americano.
Mesmo assim, as divisões dentro do Fed cresceram, já que a inflação seguiu aumentando (2,8% ao ano em novembro), acima da meta de 2% definida pela instituição.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login